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Inscrições

  Até 25-04-2025   Após 25-04-2025
Especialistas sócios 300€ 350€
Internos sócios 200€ 250€
Especialistas não-sócios 350€ 400€
Internos não-sócios 250€ 300€
Internos da formação geral e estudantes 50€ 75€
Patrocinadores com acessos às sessões 250€ 250€
Não patrocinadores 400€ 450€

Notas:
– A inscrição no Congresso não dá direito à inscrição nos cursos pré-Congresso, sendo estas inscrições obrigatórias e limitadas.

Políticas de cancelamento:

– Até um mês da realização – devolução de 75% do valor
– Após essa data não se realizam devoluções (apenas se aceita troca de nomes)
– A devolução do pagamento tem um custo de 10€ (despesas administrativas)
– Mais informações

Emissão de Certificados:

Só serão atribuídos certificados aos participantes que assistam ao congresso nos dias do mesmo, 22 a 25 de maio de 2025 .

INSCRIÇÃO NO CONGRESSO
FORMULÁRIO DE RESUMOS

NORMAS DE SUBMISSÃO DE RESUMOS 2025

Os resumos serão submetidos a apreciação anónima por revisores científicos (referees), pelo que não poderão conter no seu texto referências que identifiquem os autores e/ou o serviço/hospital de origem;
Os resumos só poderão apresentar material original, não publicado ou apresentado previamente à realização do Congresso. Não serão aceites trabalhos de revisão bibliográfica;
Serão aceites trabalhos de casuística/investigação, casos clínicos e imagens;
Os trabalhos de casuística/investigação e casos clínicos podem ser apresentados sob a forma de comunicação oral ou poster e as imagens serão sempre em formato de poster;
As comunicações orais a apresentar em sessão plenária serão selecionadas por Júri próprio, exclusivamente nos trabalhos de investigação /casuística, entre os 30 melhor classificados pelos referees;
Todas as abreviaturas deverão ser definidas quando apresentadas pela primeira vez;
O autor que fizer a apresentação tem de estar inscrito no congresso;
Os resumos deverão ser informativos, concisos, contendo objetivos, métodos, resultado e conclusões, não sendo admitida a referência a marcas comerciais de fármacos ou produtos médicos. Nos casos clínicos descarta-se a necessidade da rubrica de métodos ou resultados;
Os resumos aceites serão publicados exatamente como submetidos. Não será possível a sua revisão. A submissão do resumo constitui consentimento para efeitos de publicação no âmbito do Congresso;
A apresentação sob a forma de comunicação oral não poderá ultrapassar os 7 minutos, mais 3 para discussão. O poster, preferencialmente na forma de e-poster, deverá obedecer às especificações divulgadas e pode ser aceite com ou sem apresentação, com tempo limite de 4 minutos mais 2 de discussão. Não há lugar à apresentação das imagens, que estarão disponíveis para visualização em expositores eletrónicos;
Haverá um júri nomeado pela Comissão Organizadora para selecionar os candidatos aos melhores trabalhos de cada tipologia: casuística/investigação, caso clínico e imagem. Sugere-se que no Júri se integre membros do conselho editorial da Revista de Medicina Interna, não só para homogeneizar a seleção dos melhores trabalhos nos vários congressos, mas também para permitir que a Revista contacte com possíveis candidatos a artigos científicos. Dos trabalhos aceites será selecionado o prémio para o melhor, com atribuição de um valor pecuniário e, os restantes, serão menções honrosas;
Em local próprio deverá ser identificado o autor que fará a apresentação do resumo aceite;
O autor deve indicar qual a forma preferencial de apresentação, poster ou comunicação oral. A seleção final dos resumos é da responsabilidade exclusiva da comissão científica;
A comunicação com os autores será feita por e-mail, pelo que o endereço do autor responsável pela apresentação deverá ser comunicado obrigatoriamente (qualquer incorreção na ortografia é da responsabilidade do autor);
A data-limite para inscrição do primeiro autor ou autor apresentador do resumo aceite é 2 de maio de 2025, caso contrário o trabalho não constará do programa;
A data-limite para submissão de resumos é 9 de março de 2025 às 23.59h, unicamente por via eletrónica.

CASUÍSTICA/INVESTIGAÇÃO
Título: deve ser conciso e informativo.
Introdução: breve síntese do estado da arte sobre o assunto.
Objetivo: definição da questão central/hipótese do estudo.
Material e Métodos: resumo das características da amostra e da metodologia do estudo (tipo de estudo, seleção da amostra, recolha de dados, análise dos resultados, estatística).
Resultados: sumário dos resultados mais importantes, com dados concretos, evidenciando relações e/ou descrevendo tendências, incluindo dados da análise estatística.
Conclusões: responder à(s) questão(ões) colocada(s) com base nos resultados obtidos; comparação com outros estudos.
LIMITE DE CARACTERES DO RESUMO: 3000 com espaços

 

CASO CLÍNICO
Título: deve ser conciso e informativo.
Introdução: justificação da apresentação com base no que é conhecido e no que o caso adiciona de novo.
Caso clínico: descrição dos principais sintomas, sinais clínicos e exames complementares, diagnósticos, intervenções terapêuticas e evolução.
Discussão: principais lições extraídas do caso, mensagens a reter.
LIMITE DE CARACTERES DO CASO CLÍNICO: 2000 com espaços

 

IMAGEM EM MEDICINA
Título: deve ser conciso e informativo.
Introdução: breve descrição do caso, enquadramento, relevância da imagem.
Máximo de imagens: 3
Tamanho máximo das imagens: 60 MB
LIMITE DE CARACTERES DA IMAGEM EM MEDICINA: 750 com espaços

 

NOTAS IMPORTANTES

A Comissão Científica do Congresso selecionará as comunicações e casos clínicos que serão apresentados oralmente e as que terão apresentação em poster;
A data-limite para a submissão de resumos é 9 de março de 2025 às 23h59;
A data para notificação de aceitação/rejeição aos autores é até 21 de abril de 2025;
A data-limite para inscrição do primeiro autor ou autor apresentador do resumo aceite é 2  de maio de 2025, caso contrário o trabalho não constará do programa;
A data para notificação aos autores com data, hora e sala de apresentação de posters e comunicações orais é 7 de maio de 2025;
A data-limite para upload de e-posters é 30 de abril de 2025;
O autor apresentador de comunicações orais deverá entregar a apresentação no slide desk, localizado no local do congresso, na véspera ou até 2h antes da hora da apresentação.


@ 2024 SPMI - Sociedade Portuguesa de Medicina Interna