O Prémio Nacional de Medicina Interna 2022 foi entregue ao Professor Doutor Rui Vitorino, no primeiro dia do 28.º Congresso Nacional de Medicina Interna, a decorrer entre os dias 2 e 5 de outubro, em Vilamoura.
“A atividade que secretamente sempre me deixou mais realizado foi a atividade junto dos doentes, a atividade clínica”, começou por dizer o premiado. “A atividade clínica é reconhecida por questões muito mais subtis: troca de impressões entre colegas, a palavra de um doente. São estes gestos que sempre me deixaram mais realizado. Nesse sentido, sinto-me muito sensibilizado por esta distinção, e incluo os meus mestres, internos e todas as pessoas que me permitiram desenvolver a minha missão.”
“Dotado de invulgar sabedoria clínica, quase avassaladora, sempre acompanhado de ponderação e energia contagiante. Características que movem os internos para a Medicina Interna”, afirmou o Professor Dr. Válter Fonseca durante a apresentação do prémio.
Professor Catedrático jubilado e ex-subdiretor da FMUL, presidiu entre 2009 e 2016 ao Conselho Científico da FMUL. Foi coordenador do ensino de Medicina Interna 2 no 5º e de Imunologia Clínica no 4º e 5º anos, tendo sido responsável pelos estágios clínicos do 6º ano de Mi no seu serviço.
(02/10/2022)